Sexta-feira, dia 28 de Março, aventurámo-nos na descoberta de um novo local: a Quinta do Côvo. A quinta situa-se em Oliveira de Azeméis e é lá que vários cães são treinados para serem doados à Ânimas, servindo como uma ajuda preciosa e imprescindível na vida de várias pessoas, diminuindo as suas limitações e tornando-as mais independentes.
Durante mais de uma hora entrevistámos o Sr. Sebastião Castro Lemos (a entrevista será apresentada mais tarde) que treina cães para cinoterapia há 6 anos, quando a Ânimas foi criada. Estes cães ajudam pessoas que possuem algum tipo de deficiência física. Abrir/fechar gavetas e portas, acender/apagar luzes, ajudar a subir/descer escadas, ajudar a descalçar e a tirar os casacos, apanhar algo que tenha caído ao chão, seja o que for, até uma nota ou uma moeda, são alguns dos “truques” que estes cães têm de saber fazer e para o qual são treinados.
Contudo, não pode ser só trabalho! Como qualquer pessoa, os animais precisam de descansar e de se divertirem! Quando os cães não usam o colete que alerta que estão de serviço, os donos devem brincar com eles. No entanto, devem-se evitar as festas e outros tipos de distracção por parte de outras pessoas que não o dono quando o cão tem o colete vestido. Assim, o cão pode realizar o seu trabalho na perfeição.
Para se poder efectuar um treino mais eficiente cada sessão dura cerca de 10/15 minutos e realizam-se várias ao longo do dia, contudo, o cão deve acompanhar o seu treinador durante todo o dia, para assim se habituar aos diversos locais, pessoas, animais, barulhos, etc. A duração do treino depende da personalidade e da idade do cão em questão, sendo que cada sessão deve terminar sempre de forma positiva, para que ele fique bem-disposto e aprenda a gostar dos treinos.
Tivemos a oportunidade de assistir a uma demonstração das capacidades do Scooby, cão utilizado nas TAA e nas AAA e verificamos que assim que lhe é vestido o colete a sua cauda começa imediatamente a abanar, o que demonstra o seu contentamento quando está em serviço.
Esta viagem a Oliveira de Azeméis foi muito produtiva para o desenvolvimento do nosso tema. Agradecemos ao Sr. Sebastião a sua disponibilidade e o seu apoio.
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Visita à quinta do Côvo
Delta Society and Pet Partners - Moment by Moment
Este é um documentário sobre o nosso tema que nos foi indicado pela Enfermeira Elsa Reis, que mostra a influência positiva que os animais exercem sobre os doentes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)